titulo-Licitacoes-removebg-preview.png
AdobeStock_541612421-mododedisputa-696x445.jpeg

O que é licitação

Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Como procedimento, desenvolve-se através de uma sucessão ordenada de atos vinculados para a Administração e para os licitantes, o que propicia igual oportunidade a todos os interessados e atua como fator de eficiência e moralidade nos negócios administrativos (MEIRELLES, 2002, p. 256-257). 

 

Licitação, no ordenamento brasileiro, é o processo administrativo em que a sucessão de fases e atos leva à indicação de quem vai celebrar contrato com a Administração. Visa, portanto, a selecionar quem vai contratar com a Administração, por oferecer proposta mais vantajosa ao interesse público. A decisão final do procedimento licitatório aponta o futuro contratado (MEDAUAR, 2001, p. 212-213).

 

Em singelas palavras, licitação é um conjunto de atos vinculados que visa selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e, consequentemente, quem vai contratar com o Poder Público. Esse somatório de atos é denominado procedimento administrativo, que, didaticamente, é dividido em fase interna e fase externa da licitação. 

 

A Lei 14.133/21 estabelece critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o interesse público. 

 

 

Como funciona um licitação?

 

Uma licitação é publicada quando a administração pública necessita contratar um serviço ou comprar insumos. Dessa forma, o governo torna público o processo e possibilita maior transparência, pois qualquer empresa que se interesse pode participar de forma democrática.

 

sicaf.png

 Como ajudamos você ou sua empresa na participação em um processo de licitações?

1) Após sua empresa reunir toda a documentação necessária que informaremos previamente, faremos o cadastro da empresa no SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, que é obrigatório para participar de licitações públicas e de compras diretas realizadas pelo Governo Federal. 

O SICAF é uma ferramenta que: 

  • Permite que fornecedores de todo o país se cadastrem
  • Desburocratiza a participação em licitações
  • Garante maior transparência e acesso igual a todos os interessados
  • Permite a atualização rápida dos dados cadastrais
  • Substitui o envio de documentos já constantes no sistema em licitações eletrônicas;

 

2) Depois criaremos o acesso ao portal Comprasnet, que é por onde são feitas as publicações sobre compras e contratações pelos órgãos;

3) Nossa equipe fará o minitoramento diário das oportunidades de participação em processos de licitações, de acordo com o ramo da sua empresa. Se encontrarmos uma oportunidade, informaremos imediatamente para saber o interesse da empresa em participar e providenciaremos os downloads de editais e demais documentos da referida licitação;

4) Após recebermos os dados e valores informados por sua empresa para concorrer à licitação, faremos a inclusão da proposta no sistema e, no dia do pregão, nossa equipe irá partiipar, lance a lance, tendo como objetivo que sua empresa seja vencedora da licitação e passe a vender para o governo!


Quer saber mais? Entre em contato e saiba todos os detalhes!